EMPREENDEDORISMO SOCIAL ?
“Empreendedorismo social” é, seguramente, um conceito em
voga na nossa sociedade, tendo vindo a popularizar-se e a concentrar atenções
por parte de diversos órgãos e entidades profissionais dos setores económico e
académico, em todo o globo. Pode dizer-se que se trata de uma expressão
moderna, uma espécie de “nova moda”, no entanto, o mesmo não se verifica com o
fenómeno em si, dado que desde sempre existiram empreendedores sociais, ainda
que não fossem distinguidos como tal.
Um exemplo disso são as diferentes instituições de
solidariedade que desde sempre conhecemos, e que foram criadas através de
iniciativas desta índole, sem nunca elas terem sido associadas ao cunho de
empreendedorismo social. Atualmente, a expressão adquiriu uma ênfase notória,
ao ponto de ser considerada um movimento dinâmico e revolucionário que dá
resposta aos inúmeros problemas que a sociedade enfrenta e que é, inclusive,
capaz de transformar o modo como a pensamos. Sobrepõe-se à noção de
responsabilidade social já comum às empresas, que parece limitar-se a um dever
moral de contribuição para o desenvolvimento sustentável da sociedade em que
estão inseridas.
Criar valor social
Por sua vez, o empreendedorismo social, prima por uma
maior objetividade, focando-se no papel do empreendedor como agente social e na
metodologia que este segue para concretizar o seu principal propósito: o de
criar valor social. Assim, é inegável reconhecer que se traduz num conceito
mais estimulante, o que contribui para intensificar a sua prática, bem como
ampliar as fronteiras do terreno onde atua.
Retorno financeiro ou retorno social
Basicamente, empreendedorismo social é sobre inovação e
impacto, em detrimento de lucro. O que não significa que ambos os caminhos não
possam coexistir, uma vez que projetos com desígnio social que geram receita
também se incluem neste género de empreitadas. Além disso, algumas
características de um empreendedor comercial, como a capacidade de iniciativa,
inovação, gestão e mobilização de recursos e o sentido de oportunidade são
igualmente indispensáveis num empreendedor social. A diferença é que o último
desenvolve o seu trabalho no âmbito de uma missão social que pretende levar a
cabo e, por isso, enfrenta outro tipo de desafios que qualquer definição que
lhe apliquem terá de refletir. O impacto dessa missão afeta o modo como este
descobre e avalia as oportunidades, sendo o lucro proveniente das suas ações
não mais do que um simples meio para atingir um fim.
Por se tratarem de agentes de mudança na sociedade, os
empreendedores sociais começam por selecionar uma missão para criar e sustentar
valor social. Reconhecem e perseguem convictamente novas oportunidades para
servirem essa função, envolvendo-se num processo de contínua inovação,
flexibilidade, adaptação e aprendizagem, sem permitirem que os recursos que têm
disponíveis sejam um fator que os limite. Do mesmo modo, revestem-se de total
responsabilidade e comprometimento com aqueles que servem e com os
efeitos/resultados que produzem. Assim, quanto maior for a inovação e o impacto
das suas medidas, maior será a probabilidade de revolucionarem o pensamento
social. Por isso, além de efeitos imediatos em pequena escala, almejam
principalmente mudanças radicais em todo o globo.
Foco nos problemas sociais
O objetivo passa por identificar situações em que uma
parte da sociedade está negligenciada ou desfavorecida, providenciando caminhos
para solucionarem esses problemas, resolvendo as suas causas basilares ao invés
de tratarem somente os sintomas que manifestam. Descortinam as falhas do
sistema, alterando-o e persuadindo sociedades inteiras a evoluir consoante as
respostas mais adequadas. As parcerias e o trabalho cooperativo, em rede,
tornam-se essenciais para a sustentabilidade dos seus empreendimentos,
especialmente num mundo em que as probabilidades de sucesso são assustadoras e
é necessário reunir mentes que consigam capitalizar os esforços de uma
comunidade que se pretende solidária com as diferenças sociais. Por outras
palavras, é fulcral explorar todo o potencial da sociedade, pois só assim se
consegue efetuar a verdadeira mudança!
Ricardo
Marques, Universidade Lusófona do Porto http://empreendedorismo.pt/author/ricardo-marques/
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