ASSINALADO ESTE ANO PELA PRIMEIRA VEZ
A 5 DE SETEMBRO
Promover o diálogo, a solidariedade, o entendimento mútuo e os valores das Nações Unidas esteve na base da decisão dos Estados membros quando decidiram proclamar o dia 5 de setembro como o Dia Internacional da Caridade.
Proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2012, através da Resolução 67/105, o Dia Internacional da Caridade tem hoje a sua primeira comemoração, no dia em que também se assinala a morte de Madre Teresa de Calcutá, “cuja vida e boas obras, por alguns dos mais pobres e dos vulneráveis, impulsionaram a emulação no mundo inteiro”, como descrito pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, na sua mensagem oficial. O objectivo é reconhecer o papel da caridade no alívio às crises humanitárias e ao sofrimento humano em todo o mundo, assim como homenagear o trabalho meritório e excecional de inúmeras organizações e indivíduos.
Numa conjectura internacional em que a pobreza é uma tendência global – tanto de países desenvolvidos, como em desenvolvimento –, e em que acelerar os esforços para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio até 2015 se tornou um imperativo, a caridade assume-se como uma expressão de “solidariedade global” fundamental para “construir um futuro pacífico para todos”. É nesta perspectiva que o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, coloca a tónica na caridade que, no seu entender, “pode e dever crescer”, sobretudo quando a comunidade internacional se prepara para “definir uma agenda audaz para o período pós-2015”.
Neste sentido, Ban Ki-moon apela a todos os Estados-membros, organizações regionais e internacionais e aos vários atores da sociedade civil a que encorajem a caridade, nomeadamente através da educação e de actividades que contribuam para a sensibilização da sociedade.
UNRIC | 5 de Setembro
http://www.unric.org/pt/actualidade/31234-dia-internacional-da-caridade-e-assinalado-hoje-pela-primeira-vez
Sem comentários:
Enviar um comentário