terça-feira, 5 de julho de 2016

Também pelos caminhos do voluntariado...

Faleceu ALZIRA BRAGA

Exmos. Srs.
É com enorme pesar e profunda consternação que informamos que a nossa colega da Direção da Federação, Alzira Braga, que desempenhava o cargo de tesoureira, faleceu na noite de sábado para domingo último (de 3 para 4 de junho de 2016).

O corpo da nossa muito estimada colega, encontra-se em câmara ardente desde as 17 horas de hoje em Gondomar, localidade onde as cerimónias fúnebres se realizam amanhã, dia 6, a partir das 15 horas.
Alzira Braga, de seu nome completo, Alzira Maria Braga de Sousa Oliveira Cavalheiro Gomes, que residia em Gondomar, para além de membro da Direção da Federação, era-o também da Associação Voluntariado do Hospital S. João e de outras associações do concelho de residência.

Alzira Braga nasceu em Penafiel a 31 de março de 1952, mas foi na cidade do Porto que concluiu a licenciatura em "Animação Sócio-Cultural", na Escola Superior de Educação (ESE) do Porto, em 2002. Profissionalmente, além de artista, exerceu a actividade docente como Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do tempo, leccionou em estabelecimentos de ensino localizados nos Concelhos de Marco de Canaveses, Penafiel e Gondomar.

Foi como professora na cidade de Gondomar que ali pôde satisfazer o desejo que nascera de longa convivência com familiares ligados às Artes Plásticas: estudar pintura e desenvolver saberes sobre técnicas de pastel, carvão e óleo sobre tela. E, porque gostava de estar e participar, fez-se sócia e dirigente da ARGO - Associação Artística de Gondomar.
Usava o pseudónimo Pequenú e foi já como Pequenú, seu "petit nom" de infância, que assinou os primeiros trabalhos. Iniciou-se pincelando flores, recantos pitorescos e naturezas mortas que então dominavam a sua sensibilidade. Com a marcha do tempo, foi evoluindo para outras temáticas, aperfeiçoando e avançando agora na expressividade dos rostos, na volúpia dos nus e no encantamento da paisagem portuense, que nunca se esgota. Estreou-se, em exposições colectivas, em espaços como o Ateneu Comercial do Porto, em 1981. Seguidamente, passou a expor os seus trabalhos em diversas galerias, localizadas no Porto, Gondomar, Paredes, Penafiel, Espinho e Barcelos. Em 1993, aventurou-se a expor individualmente.
Como dirigente da ARGO, trabalhou pela divulgação das atividades artísticas no concelho de Gondomar. Realizou várias exposições individuais, destacando-se em 1993 - no Restaurante “O Bule” - Foz, Porto; em 1994 - também Restaurante “O Bule” - Foz, Porto; em 1995 - no Restaurante “O Solar de Leça” - Leça da Palmeira; em 1997 – no Convento do Vale das Pereiras - Ponte de Lima; em 1998 - na Junta de Freguesia de S. Mamede Infesta / Casa da Cultura de Fânzeres; em 2000 - no Auditório Municipal de Gondomar; em 2001 - no Ayuntamiento de Murcia - Espanha; em 2002 - no Restaurante “Galeria” - S. Mamede Infesta. A última exposição, realizou-a já este ano na Casa Branca de Gramido, Gondomar.

À família de Alzira Braga, a Direção da Federação apresenta sentidas condolências.
Porto, 5 de julho de 2016
A Direção da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde

Este texto foi produzido pelo presidente da Direção da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde e com recursos recolhidos em http://letraseartes.com/index.php?option=com_sobi2&sobi2Task=sobi2Details&sobi2Id=3&Itemid=2

Sem comentários:

Enviar um comentário