domingo, 10 de julho de 2016

Pelos caminhos do voluntariado...

SER VOLUNTÁRIO

O poema "Ser Voluntário" foi escrito em 2009 pelo senhor Manuel Columbino (parece que bem conhecido como Manel Franganito) e publicado no seu blogue. Ele que é voluntário no Centro de Saúde de Grândola. Mas quem é o senhor Manuel Columbino? Vejamos o que ele diz de si mesmo:

"Hoje, sou aposentado, frequento a Universidade Sénior de Grândola e sou VOLUNTÁRIO no Centro de Saúde de Grândola, dando assistência aos UTENTES nas manhãs de Segunda e Quinta/Feira nas salas de espera das consultas.
Fui Bombeiro Voluntário, e ao mesmo tempo profissional pois que era funcionário como motorista, tendo passado ao serviço permanente em 1-1-1980 em todos nos serviços inerentes à Associação dos (BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE GRÂNDOLA). Entre 1977 e 2003, tendo passado ao quadro de Honra em 30 de setembro de 2003, altura em que deixei de trabalhar e passei a fazer a minha vida de aposentado. Fui também columbófilo desde 1982 até finais de 2006. Altura em que por motivos de saúde tive que abandonar. E fui dirigente da (SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE GRÂNDOLA) e sou um dos 15 fundadores da mesma, pois que na altura eram precisas quinze assinaturas para que se pudesse fundar uma coletividade com estas características, e por isso conseguimos entre amigos que ajudaram a fundar esta coletividade. E durante todos estes anos fui dirigente da Coletividade tendo passado por quase todos os cargos diretivos, mas a maior parte deste tempo foi como Presidente da Direção. Presentemente sou Presidente da Direção da ASSOCIAÇÃO UNITÁRIA DE REFORMADOS PENSIONISTAS E IDOSOS DE GRÂNDOLA, onde também faço voluntariado no bar.
Vejam também o que ele também diz sobre a sua atividade de voluntariado: - ser voluntário faz parte da minha vida desde há longos anos. Como todos sabem fiz parte do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Grândola desde 1977 até final de 2003 altura em que passei ao quadro de Honra e me reformei, mas continua a ser para mim uma paixão quase inexplicável para as pessoas que não sente esta necessidade de se sentirem úteis, de darem um pouco do seu tempo, do seu carinho da sua amizade em prol daqueles que por infelicidade ou por doença se veem isolados desta Sociedade em que vivemos e que deveria dar-lhe o apoio a que tem direito.
Mas infelizmente tal não acontece. É quando mais precisa de apoio que se vê votado ao abandono, e por isso necessita de toda a nossa ajuda, de um pouco do nosso carinho e amizade.
Quem não entra nesta experiência nem sabe, e nem pensa o quanto é gratificante receber destas
pessoas um simples sorriso, e ver um pouco de brilho no seu olhar, o que nos traz uma enorme felicidade e uma grande paz de espírito por podermos minimizar o sofrimento deste Seres, sem
Sr. Manuel Columbino
que nada nos peçam ou que nos dêem algo em troca.

Como continuo a ser voluntário faço parte do grupo de voluntariado do Centro de Saúde de Grândola, extensão de saúde de Grândola.
Por tudo isto meus amigos, eu continuo a ser VOLUNTÁRIO.
Junta-te a nos, Voluntários."

Nota: esta peça foi produzida a partir de contributos encontrados e extraídos de http://mcolumbino.blogspot.pt/ . Não sabemos se o senhor Manuel Columbino ainda se encontra entre nós, já que a última entrada no blogue se verificou em 2014. Como ficámos a conhecer o seu endereço eletrónico vamos comunicar com ele. E vamos dizer-lhe quanto o admiramos e o quanto solidário estamos com ele. Vamos também desejar-lhe vida longa. Se já não for por cá, que seja na eternidade.
(João António Pereira, presidente da Direção da Federação Nacional de Voluntariado em Saúde, Porto, 10 de julho de 2016).

Sem comentários:

Enviar um comentário